quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O Pessoal do Teatro

Pela complexidade da produção, o teatro é sempre um trabalho de equipe, dividida em funções administrativas, artísticas e técnicas.

O pessoal administrativo inclui o produtor, os funcionários do teatro, a publicidade, a bilheteria.

O pessoal artístico compreende o autor, o diretor, os cenógrafos, os figurinistas, o iluminador, o elenco de atores e se for o caso um compositor, um libretista, um coreógrafo e um diretor musical.

O pessoal técnico agrupa o diretor de cena, os cenotécnicos e todos os responsáveis pela montagem e operação dos equipamentos utilizados.

O produtor é o responsável por toda a parte administrativa: captação e discriminação de verbas, contratação de pessoal (quando não se trata de companhia ou grupo permanente), supervisão de todos os aspectos da produção.

Como principal responsável pela produção cabe-lhe quase sempre a escolha do texto ou autor, a busca de financiamentos, o aluguel do teatro, a contratação de pessoal técnico e artístico, a supervisão da publicidade, a venda de espetáculos e todos os demais aspectos financeiros da produção.

É também o produtor que prepara as tournés , cede os direitos para cinema e televisão. Pode contratar um produtor executivo, que cuida de cada ítem da montagem, compra material para cenários e figurinos, supervisiona a execução, aimpressão de cartazes e programas, etc.

As produções que trabalham com bilheteria têm um gerente ou administrador para controle da venda de bilhetes, elaboração dos borderô, pagamento de pessoal e de direitos autorais.

O diretor toma todas as decisões criativas ou artísticas.

É o responsável pela unidade, beleza e critério geral da encenação. Seleciona e distribui os papéis no elenco, realiza ensaios, supervisiona as apresentações.

Também harmoniza cenários, figurinos, iluminação e som e todo o movimento da cena, ritmo e seus efeitos visuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário