quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Produção Teatral

Define os diferentes meios pelos quais se organiza e se apresenta uma encenação de teatro.
O termo teatro se aplica a produções dramáticas e musicais, mas as artes cênicas incluem também a ópera, a dança, a mímica.

O texto-base ou roteiro, cenários, figurinos, trilha sonora, marcações ou coreografia, determinam a linguagem e a ação dos intérpretes.

O teatro existe sob formas diversas: a maior parte do teatro africano, oriental, pré-renascentista e de vanguarda não esconde a teatralidade - pelo contrário, a enfatiza.

Desde o Renascimento, o teatro ocidental apoiou-se basicamente na ilusão, até que surgiu a reação proposta por Bertolt Brecht contra essa tendência que ele qualificou de “culinária” e acrítica.

O teatro pode também ser classificado de acordo com as formas de produção e finalidade.

O teatro comercial atrai o chamado grande público e é produzido com intenção de obter lucros. Baseia-se no entretenimento e nele os valores artísticos e literários ficam em segundo plano.

O teatro de arte, que inclui o experimental, tem por objetivo apresentar obras de arte mais sérias, de maior peso no âmbito da literatura dramática, que criem novos modos de percepção da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário